Olá a todos.
Eu chamo-me Catarina e sou aluna do 12º ano do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Alberto Sampaio. Criei este blog no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B para fazer uma pequena introdução à disciplina e aos seus conteúdos.
Espero que vos seja útil.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dispositivos de entrada/saída

Os dispositivos de entrada permitem transmitir dados do utilizador para o computador.
Por exemplo:

~ O rato

O rato é utilizado para a entrada de dados e funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e tem quatro funções: movimento, clique, duplo clique e drag and drop (arrastar e largar). Alguns modelos têm um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado.




Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://images02.olx.com.br/ui/4/69/19/70956019_1-Imagens-de-Mouse-Razer-Krait-Gaming.jpg&imgrefurl=http://goiania.olx.com.br/mouse-razer-krait-gaming-iid-70956019&usg=__I4EaVPjUkJxjugHdtcZ4notn7yI=&h=500&w=500&sz=15&hl=pt-pt&start=338&zoom=1&tbnid=tB-cukI9eXMS6M:&tbnh=156&tbnw=174&prev=/images%3Fq%3Dmouse%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:10%2C11258&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=468&ei=4pO0TNO1MpSP4Ab0wfifDQ&oei=o5O0TMK5OomBOqHDjNMJ&esq=20&page=17&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:338&tx=82&ty=56&biw=1226&bih=825


~ O teclado

O teclado, tal como o rato, é utilizado para a entrada de dados escrevendo textos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. As teclas também funcionam para controlar as funções do computador e do seu sistema operativo.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/B/3D8EEB_1.jpg&imgrefurl=http://oscarfms.blogspot.com/2009/09/uma-caracterizacao-dos-diferentes-tipos.html&usg=__hwP-uEfaDBXOIkz770GlQCNgEq8=&h=768&w=1024&sz=42&hl=pt-PT&start=1&zoom=1&itbs=1&tbnid=P0kTs3IUw5-ccM:&tbnh=113&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3DDispositivos%2Bde%2Bliga%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Ba%2Bredes%26hl%3Dpt-PT%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1
   

~ O scanner

O scanner também permite a entrada de dados no computador. Serve para transferir desenhos, fotos e textos para o computador abrindo a tampa, colocando o papel e baixando a tampa. Eles fazem a leitura a partir dispositivos de carga dupla.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://images.quebarato.com.br/photos/big/E/B/3D8EEB_1.jpg&imgrefurl=http://oscarfms.blogspot.com/2009/09/uma-caracterizacao-dos-diferentes-tipos.html&usg=__hwP-uEfaDBXOIkz770GlQCNgEq8=&h=768&w=1024&sz=42&hl=pt-PT&start=1&zoom=1&itbs=1&tbnid=P0kTs3IUw5-ccM:&tbnh=113&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3DDispositivos%2Bde%2Bliga%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Ba%2Bredes%26hl%3Dpt-PT%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1


~ Touch pads

O Touch pad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o rato, utilizando células sensíveis ao toque. Actualmente, os touchpads identificam vetores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele dos dedos na sua superfície. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de milisegundos. Essas linhas geradas a cada milisegundo, juntas, formam o movimento do cursor.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.notebookcheck.info/uploads/pics/touchpad_64.jpg&imgrefurl=http://www.notebookcheck.info/Analise-Toshiba-Tecra-A7.4354.0.html&usg=__ow3ryC1hyu-RDcAdwq14tLUhLPA=&h=600&w=800&sz=91&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=ZLyiHTX9jfJ_rM:&tbnh=161&tbnw=215&prev=/images%3Fq%3Dtouchpad%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=271&ei=goK0TOqJE47sOavt_MUJ&oei=goK0TOqJE47sOavt_MUJ&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=155&ty=52
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Touchpad


~ Joystick

O Joystick é um periférico de computador e videogame pessoal que é geralmente usado para controlar videogames e que tem um ou mais botões de pressão cujo estado pode também ser lido pelo computador. Além de controlar jogos, são também usados para controlar máquinas tais como elevadores, guindastes, caminhões. Os joysticks mais diminutos recentemente foram adotados como dispositivos navegacionais para equipamentos eletrônicos menores tais como telefones móveis.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.laps.univ-mrs.fr/IMG/jpg/ATER_2_SiteWebEquipe_Pictures_Equipements_Joystick-microsoft-sidewinder.jpg.jpg&imgrefurl=http://picsicio.us/domain/univ-mrs.fr/&usg=__3eBEtvjcflZsedX5jAraKaoLAt4=&h=300&w=250&sz=10&hl=pt-pt&start=23&zoom=1&tbnid=8jpWqYSon4--tM:&tbnh=161&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Djoystick%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:10%2C631&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=428&ei=wYS0TNjtKsrm4ganjPWgDQ&oei=voS0TKi-J4HtOYqa4NYJ&esq=2&page=2&ndsp=23&ved=1t:429,r:0,s:23&tx=91&ty=62&biw=1226&bih=825
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Joystick


~ Trackball

O trackball é um dispositivo apontador parecido com o rato. A diferença é que o trackball  permanece imóvel enquanto o utilizador move uma grande esfera localizada na parte superior para mover o cursor no ecrã do computador, e o rato é movido sobre um tapete.
 
Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.shareware-beach.com/photos/J1282748.jpg&imgrefurl=http://www.shareware-beach.com/2008/01/a-tale-of-two-trackballs/&usg=__OJWHqYL396UHZPpFR2nxi932EX4=&h=600&w=800&sz=106&hl=pt-pt&start=41&zoom=1&tbnid=Em7ARXuI5cpNaM:&tbnh=152&tbnw=204&prev=/images%3Fq%3Dtrackball%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:10%2C1497&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=524&vpy=383&dur=898&hovh=194&hovw=259&tx=166&ty=98&ei=-JK0TLyYG9GK4QaaucCgDQ&oei=xpK0TNj1FZDrOfv3scoJ&esq=25&page=3&ndsp=21&ved=1t:429,r:13,s:41&biw=1226&bih=825
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Trackball


~ Câmara digital

A câmara digital capta as imagens através de um sensor e armazena-as em cartões de memória. Uma câmara pode suportar um só ou vários tipos de memória. As imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmara, podendo ser apagadas caso o resultado não tenha sido satisfatório. Uma das características mais exploradas pelos fabricantes de câmaras digitais é a resolução do sensor da câmara, medida em megapixels. Em teoria, quanto maior for a quantidade de megapixels, melhor é a qualidade da foto, pois o seu tamanho será maior e permitirá mais zoom e ampliações sem perda de qualidade.

Fonte (imagem): http://www.webune.com/forums/clean-image-file-name-function-in-php-t5804.html
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_digital


~ Microfone

O microfone é um transdutor que converte o som em sinais eléctricos. Os microfones são usados em muitas aplicações como telefones, gravadores, aparelhos auditivos, shows e na transmissão de rádio e televisão.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtRte0hF-thqVjI24xEdN6tF0A0gE5cDJop6YuNPVJzC6VEwI8hs4BXnUrK3zaZKluU5_vfUmmTynjgVMR1mPmI_S-PU0TOKfpxQygVASKg2oMGbR_215N2hIy0qM7MrEZ5fwFLtIMHdU-/s320/microfone_email.gif&imgrefurl=http://pauparatodaaobra.blogspot.com/2007_11_01_archive.html&usg=__uy0EYe0sythKsP6nqkUSamrAAxE=&h=275&w=296&sz=23&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=PYFlw_rUyOtrfM:&tbnh=157&tbnw=165&prev=/images%3Fq%3Dmicrofone%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=322&ei=mpG0TN3pL5D_4Aa_1fygDQ&oei=VpG0TMGROMqXOrv6hNEJ&esq=20&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:8,s:0&tx=121&ty=20
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Microfone



Os dispositivos de saída permitem transmitir dados do computador para o utilizador.
Por exemplo: 

~ A impressora

A impressora permite a saída de dados do computador imprimindo textos e imagens para o papel. Encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para raster, e outras optimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.

Fonte (imagem): http://www.info-shop.net/loja/images/impressora%203845.jpg


O monitor

O monitor é um dispositivo de saída que serve de interface ao utilizador, na medida que permite a visualização e interacção dos dados disponíveis. Permite também a saída de dados projectando a imagem na tela ou ecrã.


Fonte (imagem): http://3.bp.blogspot.com/_8a6CHVh0DD0/SNdtWUwoYFI/AAAAAAAABkY/CqgOpfY2FRk/s400/monitor.jpg


~ Auscultadores

Os auscultadores são pequenos altifalantes para audição directa na cabeça do ouvinte. A finalidade é proporcionar uma audição privada minimizando as interferências de outras fontes sonoras que estejam sendo reproduzidas simultaneamente no mesmo recinto.



Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.musimusa.com/WebRoot/ce_pt/Shops/195325/4976/26D2/80BA/B378/B7EE/3EC1/CD18/3825/akg242hd.jpg&imgrefurl=http://www.musimusa.com/epages/195325.sf/pt_PT/%3FViewObjectID%3D3067339%26ViewAction%3DViewProductDetailImage&usg=__w53AYowbSAAxxkssgREi95zwCwk=&h=400&w=700&sz=76&hl=pt-pt&start=67&zoom=1&tbnid=eLwWVsm-KiCMdM:&tbnh=111&tbnw=195&prev=/images%3Fq%3Dauscultadores%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:10%2C1775&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=370&ei=nJq0TIXCDtKd4QbnprCgDQ&oei=Spq0TOaCNImWOp3x4NMJ&esq=31&page=4&ndsp=22&ved=1t:429,r:6,s:67&tx=96&ty=58&biw=1226&bih=825
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Auscultadores



~ Altifalantes
 
Nos altifalantes ocorre a transformação inversa á do microfone: a corrente elétrica é transformada em vibrações mecânicas do ar, reconstituindo o som inicial, ou seja, são dispositivos transdutores que convertem um sinal eléctrico em ondas sonoras.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.cva.pt/images/outros_equipamentos/altifalantes/altifalantes/15/BB01460_B-C-Speakers_400AMX.jpg&imgrefurl=http://www.cva.pt/reviews.php&usg=__iOGPrN9rQcqGxwUwQtqTZlyRhF8=&h=280&w=350&sz=63&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=XYy0EtvwK_sYlM:&tbnh=166&tbnw=219&prev=/images%3Fq%3Daltifalantes%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=273&ei=D5-0TKD-K4f84Ab634GgDQ&oei=4Z60TMf4IsyUOojPhNAJ&esq=4&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:9,s:0&tx=164&ty=52/8/8c/PAudioChallengerFrontRear.JPG
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Altifalante

~ Placa gráfica

A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://ati.amd.com/designpartners/media/images/r9000pro64board.jpg&imgrefurl=http://bernardojoao5.blogspot.com/2007/10/placa-de-video.html&usg=__VvIbePxG6R18oBSwFrEALAY3o-I=&h=533&w=720&sz=74&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=36Ooj5ZPpg9GbM:&tbnh=153&tbnw=204&prev=/images%3Fq%3Dplaca%2Bgrafica%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26sa%3DN%26gbv%3D2%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=353&ei=VrO0TO_5G4-D4Qb84NCgDQ&oei=KrO0TNvsN4fqOYnqhdYJ&esq=16&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=126&ty=53
Fonte (texto): http://www.prof2000.pt/users/afaria2004/placas.htm


~ Plotter

Uma plotter é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetónicas, mapas cartográficos, projectos de engenharia e grafismo. Primeiro foi destinada á impressão de desenhos vectoriais, e agora encontra-se num avançado estado de evolução, permitindo imprimir imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 2400 dpi de resolução.

Fonte (imagem): http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.20jazzfunkgreats.co.uk/wordpress/wp-content/uploads/2010/07/plotter.jpg&imgrefurl=http://www.20jazzfunkgreats.co.uk/wordpress/2010/07/13/the-end-of-extinction/&usg=__nGVuzr5ftzm0N8U-EqmcCGU5XbM=&h=336&w=400&sz=97&hl=pt-pt&start=0&zoom=1&tbnid=BrEve5UR6gxX1M:&tbnh=154&tbnw=183&prev=/images%3Fq%3Dplotter%26um%3D1%26hl%3Dpt-pt%26gbv%3D2%26biw%3D1226%26bih%3D825%26tbs%3Disch:10%2C87&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=141&vpy=365&dur=2992&hovh=206&hovw=245&tx=137&ty=103&ei=RrS0TLWHCpWs4Ab6zbGgDQ&oei=IrS0TICQHcyUOojPhNAJ&esq=14&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:10,s:0&biw=1226&bih=825
Fonte (texto): http://pt.wikipedia.org/wiki/Plotter



Os dispositivos de entrada e de saída permitem a comunicação em ambos os sentidos, do computador para o utilizador e vice-versa.
Por exemplo:

Placas de som

As placas de som são um dispositivo hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e o computador. Estas suportam áudio digital MIDI, permitindo aumentar a capacidade do computador, capturar e reproduzir sons com qualidade. Permitem também ligar ao computador vários dispositivos.



Dispositivos de ligação a redes

Estes dispositivos, como placas de rede, modems e bluetooths, são dispositivos de hardware que permitem a ligação de um computador a uma rede de computadores. A sua função é controlar o envio e a recepção de dados através da rede.




Touch screens

São ecrãs que para além de nos apresentarem informação, são sensíveis ao toque, substituindo o rato. Funcionam também como filtro para as radiações do monitor e eliminam a electricidade estática. Este ecrã é ideal para jogos, desenhos no computador, ou outras actividades pedagógicas. São de fácil utilização e resposta rápida sendo, especialmente, utilizados em PDA e em terminais bancários de distribuição de dinheiro.





Placas de captura de TV

Estas permitem fazer a sintonia do sinal TV e também do sinal de rádio. Permitem também converter o sinal analógico recebido em sinal digital, de forma a este poder ser processado pelo computador. E, dependendo da qualidade das placas e do software utilizado, podem permitir a realização de operações como a visualização em simultâneo de vários canais, a gravação de programas e a captura de imagens.


Fonte (texto): http://oscarfms.blogspot.com/2009/09/uma-caracterizacao-dos-diferentes-tipos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teclado_%28inform%C3%A1tica%29 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora

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