Olá a todos.
Eu chamo-me Catarina e sou aluna do 12º ano do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Alberto Sampaio. Criei este blog no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B para fazer uma pequena introdução à disciplina e aos seus conteúdos.
Espero que vos seja útil.

domingo, 29 de maio de 2011

Trabalho de Animação


Introdução

    O ultimo media que trabalhamos nesta disciplina foi a Animação. É um media bastante importante porque agrupa a Imagem e o Som como os seus principais componentes (embora também possa ser incluído o Vídeo e o Texto).
    Nesta unidade foram-nos propostos dois caminhos para chegar ao trabalho final: fazer uma animação sobre o nosso percurso até chegar ao resultado da nossa Assinatura de Imagem ou fazer uma animação do nosso percurso até chegar ao resultado final do nosso Cartaz. Eu escolhi representar o meu percurso até ao Cartaz.
    Neste trabalho quero mostrar como me senti quando descobri que os Tigres estavam em extinção e o que fiz para tentar reagir contra isso.

Trabalho Final

    No inicio eu andei um pouco perdida. Não sabia trabalhar no Flash porque as aulas iniciais foram dadas um pouco á pressa e acabei por não saber como fazer o trabalho. Por esta razão andei a maior parte do tempo á procura de tutoriais mas, mesmo assim, eu não conseguia trabalhar no programa. Foi então que pedi algumas explicações á professora e ao meu pai (que também sabe trabalhar em Flash) sobre as coisas básicas a fazer no programa. Depois de compreender as bases é que comecei o trabalho a sério.

    Nós podíamos usar dois programas: Flash Profissional 8 ou Adobe Flash CS5. Inicialmente trabalhei no Flash Profissional 8 porque era um pouco mais simples e foi onde a professora nos ensinou as técnicas base. Mas depois avancei para o CS5 porque continha uma área mais vasta de técnicas extras.
    
    A minha ideia era criar um cenário da selva onde estava um tigre a descansar no seu ambiente natural e, por trás de uma árvore, estava um homem escondido pronto para matar o tigre. E foi isso que aconteceu. Para realizar esta cena comecei por criar um fundo preto (a noite) com a Lua a aparecer com Motion Guide, Rotation e Ease Out. Importei um som de grilos e outro de uma coruja para mostrar melhor o ambiente da noite na selva. Depois utilizei o canal Alpha para fazer fade in do preto para o azul do céu, de forma a criar o nascer do Sol. Enquanto a Lua desaparecia o Sol nascia (com Motion Tween). Inicialmente eu queria utilizar uma técnica predefinida de neve que tinha no Flash CS5 mas acabei por não meter porque deu problemas. Meti um som de pássaros e, de seguida, o tigre entrou em cena e deitou-se no seu território. Para a entrada do tigre utilizei Motion Guide. Depois criei um boneco a andar com frame by frame. Ele ficou escondido atrás da árvore que continha folhas a mexerem-se (com Shape Tween e Shape Hint para a transformação de folha para folha ser mais natural). O Tigre ouviu um barulho e levantou-se. Quando o homem levanta a caçadeira, o Tigre ouve e foge (com Motion Guide também). Mas não foi a tempo de se salvar porque o homem atira contra ele. Ouve-se o som de um tiro e os pássaros, de repente, param de cantar. Quando o homem puxa o gatilho abre-se uma chama no tubo da caçadeira e a bala é disparada no tigre. Para fazer isto desenhei uma pequena chama com três camadas: uma branca transparente, outra amarela e outra vermelha, que apenas duram 7 frames e desaparecem logo com Alpha. Neste instante de segundo desenhei também uma bala a movimentar-se desde a caçadeira até ao tigre com Motion Tween. Quando a bala atinge o Tigre na barriga, cria um boraco preto que rapidamente muda de cor para vermelho (Color Tween) e o animal esvai-se em sangue (Motion Tween no crescimento da poça de sangue). Neste momento o tigre morre e o jogo acaba.
    
    De repente aparece GAME OVER no centro do ecrã (com efeito Pulse dos Motion Presets), dois botões em baixo e uma seta de cada lado (com efeito fly-in-left e fly-in-right dos Motion Presets). Um botão dizia “Replay” e outro dizia “Continue”. Se carregasse no “Replay” o jogo começava de novo, e se carregasse no “Continue” saltava para um nova cena onde a imagem do jogo ia diminuindo (com Scale) e ia aparecendo dentro do ecrã de uma TV com duas crianças a jogar. A rapariga estava contente porque tinha ganho o jogo matando o tigre (por isso desenhei um balão de fala a apontar para ela onde escrevi “He he”). O rapaz ficou triste, não por ter perdido o jogo, mas porque ficou chocado com o que viu naquele ecrã (desenhei um balão de fala a dizer “?” e um balão de pensamento a dizer “I don’t like this game...”). De repente ele lembrou-se de que aquele jogo não era apenas ficção mas a realidade de muitas espécies no planeta, em especial os Tigres, que acabam por morrer nas mãos de homens que decidem o destino das suas vidas. Neste momento eu pensei que o trabalho já estava acabado, mas a professora relembrou-me que faltava mostrar aquilo que me levou a construir o cartaz, ou seja, faltava o rapaz construi-lo.

    A imagem que utilizei como fundo foi esta:


    
    De seguida criei uma nova cena (fade in com Alpha de um rectângulo preto para a imagem de fundo) onde aparece o rapaz no seu quarto. Ele decide que tem de agir e fazer alguma coisa contra a situação (aparece um balão de pensamento a dizer “Hum... I have to do something...”). Desenhei o dedo dele a mexer na cara com frame by frame (eu ia usar Bones mas não era permitido naquela versão) para dar a mostrar que ele estava a pensar e de seguida tem uma ideia. Nesse momento aparece uma lâmpada na cabeça dele com um som e desaparece com o efeito Smoke dos Motion Presets

    A imagem que utilizei aqui para representar o quarto do rapaz foi esta:



    Fiz fade in com Alpha para uma frame onde tinha o computador do rapaz ampliado. De seguida, no ecrã desse mesmo computador, iam aparecendo várias partes do meu cartaz arrastadas com um rato desenhado por mim. O objectivo era o rapaz ir montando as várias peças até chegar ao cartaz final, tal como eu fiz. Eu queria que essas mesmas partes fossem arrastadas dentro do ecrã e, para isso, tive de criar uma mask para cada peça para que estas não aparecessem fora do limite do mesmo. Cada vez que o rato pegava numa peça ouvia-se um som de clique que eu importei para a biblioteca do programa. No fim, depois do cartaz estar pronto, o rapaz gostou do resultado e, por isso, fiz aparecer a sua mão á frente do computador com Motion Tween. Para aperfeiçoar melhor criei um brilho no dedo do rapaz como Movie Clip através de um tutorial fornecido pela professora. De seguida colei um fundo preto (que já tinha guardado na biblioteca) e escrevi uma frase por cima com letras vermelhas a dizer “Killing is NOT a game!”. Escolhi uma fonte que parecia letras escritas com sangue e, por isso, achei que se adequava á minha intenção. O objectivo era ser o rapaz a escreve-la no seu computador. Por isso criei uma mask do tamanho da frase que se deslocava da esquerda para a direita. Desta forma as letras iam aparecendo á medida que a mask passava por cima delas. Importei um som de teclas que ia soando ao mesmo tempo que as letras iam surgindo, de forma a parecer que era o rapaz que estava a escrever a frase. Depois criei um Movie Clip de uma pinga de sangue a escorrer com Motion Tween. A pinga deixava um rasto pelo local onde passava e, por isso, tive de criar uma mask que se deslocava de cima para baixo de forma a mostrar apenas a parte do rasto que estava por cima da pinga. Colei este Movie Clip no “g” de “Killing” e no “T” de “NOT”. Neste momento eu pensei “agora o trabalho está pronto”, mas, como as imagens que utilizei tinham pouca qualidade, a professora sugeriu que eu criasse outra cena onde mostrasse os meus trabalhos sobre o tema, de forma a cobrir os pontos que iria perder na qualidade das imagens anteriores. Faltava também dizer quem era o autor do trabalho, coisa que não podia faltar.

    Por fim criei a cena final da animação onde mostrei os meus dois cartazes sobre a extinção mundial dos Tigres que fiz nesta disciplina como trabalho de Imagem. Fiz aparecer o primeiro após o fade in de um rectângulo preto para o cartaz com Alpha. Depois fiz a passagem desse cartaz para o seguinte fazendo fade out com Alpha para um rectângulo branco e fade in para o cartaz seguinte. De seguida fiz o mesmo para surgirem as palavras “Direct by…” e, depois, apareceu a minha assinatura de Imagem. Ao longo desta cena pus a minha assinatura de Som como plano de fundo e, assim, acabei o trabalho.

    Aqui está o resultado final:





Conclusão

    Nas primeiras semanas eu andei completamente perdida neste trabalho. Confesso que pensava mesmo que ia tirar 0 porque eu não percebia nada do programa, eu não sabia mexer nele. Penso que isto aconteceu devido á rapidez das primeiras aulas em ensinar as técnicas base e, como sabem, sem bases não se avança. Mas depois recorri a algumas explicações da professora e do meu pai e acabei por conseguir fazer um trabalho em condições.

    Este trabalho foi bastante produtivo, tanto em termos mentais como de aprendizagem, porque mostra aquilo que eu senti quando descobri que os tigres eram uma espécie ameaçada de extinção. Quando descobri que há 100 anos atrás existiam 100 mil tigres no mundo inteiro e que agora só existem cerca de 3200 eu fiquei extremamente chocada. Estes números revoltaram-me, porque eu não queria acreditar que o ser humano fosse tão cruel ao ponto de extinguir uma espécie por pura vaidade. Estas informações levaram-me a pensar “E se fosse ao contrário? E se nós estivéssemos na pele deles e eles quisessem vestir a nossa? O que faríamos se estivéssemos frente a frente com a morte?”. E o meu objectivo foi fazer o ser humano pensar um pouco e encontrar a resposta a estas perguntas, na esperança de que mais alguém agarrasse a vida sem acabar com a dos outros.


Bibliografia

Imagens

Crianças a jogar:

Quarto:

Sons

Grilos: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004; CD Sounds of Nature 1

Coruja: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004; CD Sounds of Nature 1

Pássaros: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004; CD Sounds of Nature 1

Tiro: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004; CD Sounds of Nature 1


Botões: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004

Rato: SOUND POOL Vídeo & Photoshow 2004; Effect Sounds 1 Playback Loops


Fontes

Bank Gothik
Bradley Hand ITC TT
Clear Snow
SchoolHouse Printed A

Tutoriais

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário