Olá a todos.
Eu chamo-me Catarina e sou aluna do 12º ano do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Alberto Sampaio. Criei este blog no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B para fazer uma pequena introdução à disciplina e aos seus conteúdos.
Espero que vos seja útil.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Trabalho de Imagem

Introdução

    Na unidade de Imagem fizemos três trabalhos. O primeiro foi a minha assinatura onde eu tive como tema a música porque é, basicamente, o tema da minha vida. O segundo e o terceiro trabalho (um de grandes e outro de pequenas dimensões) tiveram como tema o mesmo do meu trabalho de AP, o Tigre, mais precisamente o “Amor aos animais” visto que este ano o tema da escola é “O coração”. Com estes trabalhos eu quero defender os Tigres em geral pois são uma das espécies mais extintas do mundo (há 100 anos existiam 100 mil Tigres e actualmente só existem 3200).
    Com estes trabalho eu quero mostrar que os Tigres não são objectos que nós podemos pegar e fazer o que quisermos com eles, eles são animais que têm sentimentos, tal como qualquer ser humano, e que merecem tanto a vida como nós. Quero chamar a atenção das pessoas e choca-las porque muita gente não tem a noção da gravidade deste problema.
    Espero conseguir alcançar os meus objectivos porque os Tigres, tal como qualquer animal e ser humano, merecem respeito e consideração e, se esta situação continuar a ser como tem sido até agora, entre 15 a 20 anos já não existirá nenhum Tigre no mundo inteiro.


Assinatura

    O primeiro trabalho de imagem que fizemos foi a nossa assinatura. Este trabalho serviu para aprendermos um pouco a trabalhar no Photoshop e para nos prepararmos para o trabalho seguinte (também executado em Photoshop) no qual iríamos desenvolver melhor as técnicas de imagem.
   
    Como a assinatura tinha de mostrar a minha personalidade e aquilo de que eu gosto eu lembrei-me de música porque faz-me sentir bem e ajuda-me em todos os momentos e, como é uma forma de Arte, eu achei que devia estar bem expressa na minha assinatura. Para isso utilizei uma imagem de uma guitarra do guitarrista dos Tokio Hotel, visto que são a minha banda preferida e que eu própria também toco guitarra:

  

     Utilizei também dois pincéis em tons de azul que mostrassem um pouco a musica a sair da guitarra. Para o meu nome utilizei um tipo de letra mais clássico com linhas onduladas a sair das cordas da guitarra como se fossem notas musicais a sair de uma pauta. 
   
   Mais tarde a professora sugeriu que eu trocasse a guitarra de posição, para horizontal como se eu estivesse a tocar e, então, o trabalho final da assinatura foi este:



Projecto

    O segundo e o terceiro trabalho de imagem que eu fiz foram sobre a extinção do Tigre e serviram para chamar a atenção das pessoas para este problema que se tem vindo a agravar ao longo dos anos.
    O meu trabalho de grandes dimensões será um cartaz para a escola onde eu peguei numa imagem de uma televisão e colei por cima uma imagem de um tigre, de frente para o observador, com as seguintes palavras:
“Ontem: 100.000
  Hoje: 3.200
  Amanhã: 0
GAME OVER”
    Essas duas imagens que eu utilizei foram as seguintes:


    Este trabalho é uma espécie de jogo onde as pessoas podem matar o adversário á vontade porque, visto que é um jogo, o adversário não sofre porque não tem sentimentos. Esse adversário é um tigre. Neste trabalho eu estou a comparar um jogo de computador á vida real onde as pessoas, infelizmente, matam os tigres como se fossem seres vivos sem sentimentos, como acontece nos jogos.
    Este trabalho vai ser exposto na semana antes da semana das apresentações dos trabalhos de AP e vai servir para preparar a escola para o trabalho do meu grupo de AP que vai ser um vídeo de sensibilização à extinção dos Tigres.
    Para a realização do cartaz eu tive de passar por diferentes fases. Depois de escolher a imagem do tigre arranjei outra imagem de uma caçadeira a disparar contra o tigre. Cortei a imagem e meti sobre a anterior. Fotografei uma bala de caçadeira, recortei-a no Photoshop e meti-a entre a caçadeira e o tigre de forma a mostrar os seus últimos segundos de vida antes de ser baleado. Depois pesquisei pinceis de Photoshop na internet e utilizei um de criar nuvens para fazer um pouco de fumo em tons de cinzento á volta da bala e da ponta da caçadeira.

    O protótipo do cartaz foi este:

    Depois estive a discutir com a professora algumas ideias para dar á imagem um aspecto de jogo e chegamos a varias conclusões. Utilizei um filtro para transformar a imagem toda em pixels, excepto a televisão e os olhos do tigre (onde aumentei o brilho e o contraste para dar mais destaque) e fui buscar algumas ideias a imagens de jogos de playstation para escrever as vidas do tigre, o tempo, o dinheiro, as balas… Do lado esquerdo escrevi 3.200 porque é o número de tigres que existem no mundo actualmente e dei destaque ao 0 porque estima-se que em 2027 (onde eu escrevi o tempo) já não haja nenhum tigre no mundo. Á direita escrevi US$ 20.000 porque é a quantia de dinheiro que vale uma pele de tigre no marcado negro. Para isto baseei-me na seguinte imagem do jogo Counter Strike:


    Também apaguei a caçadeira que tinha usado anteriormente, meti a caçadeira da imagem acima e escrevi “GAME OVER” para mostrar que um dia quando o jogo acabar já não existirá nenhuma espécie no mundo inteiro.

    Nesse momento o trabalho ficou assim:

   
    Mais tarde a professora sugeriu que eu diminuísse o tamanho da cara do tigre onde eu escrevi as vidas e que escrevesse também uma frase no cartaz trabalhada com relevo e sombra. Então, apaguei a frase que tinha escrito anteriormente no protótipo e escrevi do lado superior esquerdo “Isto é realidade, não é ficção…” porque quero mostrar que apesar de o meu cartaz ser um jogo, retrata uma situação que existe na realidade e que não é ficção. As cores que utilizei para o texto foram o preto (para destacar), o cinzento (para desvanecer) e o vermelho para simbolizar a morte.
    O trabalho final do cartaz foi este:

O meu trabalho de pequenas dimensões será um panfleto para distribuir pelas pessoas da escola durante a semana antes da semana das apresentações dos trabalhos de AP que vai servir como convite às pessoas virem assistir á apresentação do nosso vídeo.

    Para o panfleto utilizei uma imagem de um tigre no circo a ser chicoteado por um domador mas inverti a situação: meti o tigre a dominar o Homem, neste caso com uma caçadeira na mão. Para tal baseei-me na seguinte imagem:



    Depois escrevi o texto que tinha escrito no protótipo do cartaz:
    “Ontem: 100.000
      Hoje: 3.200
      Amanhã: 0
    GAME OVER”

    Por baixo escrevi a data, a hora e o local da apresentação do meu trabalho de AP (mas não são definitivas porque só mais perto da data é que vamos saber exactamente) e uma frase de sensibilização “Apareça e sinta-se na verdadeira pele de um tigre!”. As cores que utilizei para as frases foram o branco e o preto por serem duas cores que se destacam na imagem e o vermelho para simbolizar a morte. Utilizei também um pincel de pixels para trabalhar a imagem.

    O protótipo do panfleto foi este:


    Mais tarde tive a ideia de utilizar uma imagem de uma PSP para o meu panfleto porque, visto que é portátil, as pessoas andam com ela para todo o lado e para dar um aspecto de jogo, visto que é á vida real que eu o estou a comparar e que existem muitos jogos onde o objectivo é matar. A imagem que utilizei foi esta:
    Depois a professora sugeriu que eu substitui-se a caçadeira por um chicote e apagasse o fundo da imagem, então recortei as personagens e meti-as numa layer á parte com um fundo meio branco meio cinzento com nuvens cinzentas criadas com um pincel que eu tirei da internet. Depois arranjei uma imagem de um chicote na internet, distorci-o e meti-o na mão do tigre para parecer que estava a dominar o homem. Como esse homem estava com uma expressão de riso/contente por estar a chicotear o tigre eu mudei a expressão dele para medo pois o meu objectivo era que ele fosse dominado pelo tigre.

    Nesse momento o trabalho estava assim:


    Depois descartei um pouco a ideia do outro texto e reescrevi-o no meio das personagens. Tive de o reescrever várias vezes porque estava grande demais e depois não se conseguia ler, então o texto final foi o seguinte:

“Há 100 anos atrás 100.000 tigres, hoje 3.200… Enquanto isso milhares de pessoas vestem, mesmo por cima da sua própria pele, a dos que morreram para satisfazer a sua vaidade. Esta espécie está a extinguir-se. E tu o que fizes-te?
25 de Março de 2011
15h
Auditorio ESAS
Junta-te a nós e sente-te na verdadeira pele de um TIGRE!”

    De seguida coloquei a imagem no ecrã da PSP e personalizei-a com base numa imagem encontrada na internet:


    Inicialmente utilizei uma PSP preta mas depois mudei para uma branca pois era a que mais se adequava á ideia retirada da internet:

    Utilizei um pincel a vermelho para fazer a mão nas teclas e as pingas de sangue e retirei uma imagem da internet de uma fita crime scene para meter também na PSP.

    Depois a professora sugeriu-me que troca-se a frase “Troca de pele com ele, troca de vida com ele.” com “E se fosse ao contrário?” utilizando um tipo de letra diferente e com relevo num fundo preto para contrastar com o branco da PSP. Então peguei na mesma imagem e pintei-a de preto com o balde de tinta. Fiz o mesmo mas em branco para definir um contorno á volta da PSP.

    O trabalho final do panfleto foi este:

Conclusão

    Inicialmente, na assinatura, tive algumas dificuldades em chegar até um resultado original que tivesse a ver comigo e do gosto da professora, por isso realizei várias versões da assinatura que fui mandando por email á professora e corrigindo até chegar ao trabalho final. Um erro que eu reparei depois de ter feito a assinatura e de ter sido avaliada foi que o desenho todo que eu fiz com os pinceis foi cortado pela margem superior da imagem, ou seja, talvez eu não devesse ter feito a composição com os pinceis na área superior toda da imagem, talvez eu devesse ter desvanecido a composição um pouco mais até á margem superior.

    No cartaz e no panfleto demorei um pouco até chegar às ideias que cheguei, mas acho que consegui alcançar os meus objectivos que eram criar algo que chama-se a atenção das pessoas para o problema da extinção dos Tigres no mundo. Para isso usei a tecnologia como forma de comparação da vida real a um jogo porque, infelizmente, este mundo onde nós vivemos parece um jogo onde o ser humano mata os animais sem qualquer arrependimento e pingo de humildade perante eles e que, na sua mente, não existem sentimentos num animal para além do organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário