Olá a todos.
Eu chamo-me Catarina e sou aluna do 12º ano do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Alberto Sampaio. Criei este blog no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia B para fazer uma pequena introdução à disciplina e aos seus conteúdos.
Espero que vos seja útil.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trabalho de Som

Introdução
    Na unidade de Som fizemos dois trabalhos: a assinatura (meio minuto) e o trabalho final (5-15 minutos). Para fazer estes trabalhos utilizamos o programa Audacity.
    A assinatura de Som tinha de ter uma ligação com a assinatura de Imagem, por isso utilizei uma musica de uma das minhas bandas preferidas e rugidos de tigres para identificar a minha assinatura com o meu trabalho de A.P. Fiz também gravações da minha voz. No trabalho final fiz uma espécie de documentário sobre a extinção mundial dos tigres e entrevistei a directora da escola e alguns colegas meus sobre o assunto.
    Com este trabalho tenho o mesmo objectivo do trabalho de imagem, impressionar as pessoas sobre este problema que já existe há décadas de anos e que muitas pessoas não fazem ideia. Quero mostrar esta realidade, que não tem vindo a ser respeitada há imenso tempo.
    Espero que, com este trabalho, as pessoas que matam estes animais para ganhar dinheiro olhem para eles com outros olhos.


Assinatura Som
    Na unidade de Som começamos por fazer a nossa assinatura digital em som no programa Audacity. Como era a minha assinatura, tinha de envolver sons que tivessem a ver comigo e que me identificassem. Também tinha de ter em conta a minha assinatura de imagem sobre música e o trabalho de imagem sobre a extinção mundial dos tigres, pois é o tema que eu escolhi no inicio do primeiro período e que vou levar até ao fim do ano.
    Na assinatura de som comecei por utilizar o inicio de uma musica dos Paramore que costumava abrir os concertos, chama-se “Born For This”. Utilizei também rugidos de tigres e tentei enquadra-los na música o melhor possível. Meti “fade in/fade out” e, alem disto, como era a nossa assinatura, tínhamos de dizer o nosso nome, portanto decidi dize-lo sussurrando porque não sou muito o tipo de pessoa que gosta de dar nas vistas e, por isso, achei que era a forma ideal. Depois gravei a minha voz a dizer “I was born for this.”, ou seja, eu nasci para isto, para a música, para a Arte e para as coisas boas da vida que me fazem feliz. Esta era também a mensagem da música dos Paramore e também aquilo que eu queria transmitir, que as pessoas nunca nascem por razão nenhuma, toda a gente tem um talento na vida e deve realizar os seus sonhos. 
    Neste momento o trabalho ficou assim:
Assinatura Som (1) by Catarina Rodrigues
   
    Depois a professora sugeriu que eu cortasse um pouco o inicio da música porque parecia comprido, então eu cortei e meti também o efeito “Wahwah” na repetição da palavra this.
    Então, o trabalho ficou assim:
Assinatura Som (2) by Catarina Rodrigues
    Por fim, a professora ainda sugeriu que eu repetisse o meu nome, outra vez, no fim.
    Então, o trabalho final da assinatura foi este:
Assinatura Som (3) Final by Catarina Rodrigues



Projecto
    O trabalho final de som tinha de ter 5-15 minutos e tinha de tratar o tema que escolhemos para o trabalho de imagem, ou seja, o meu trabalho iria ser sobre a extinção mundial dos tigres.
    Decidi, então, fazer uma espécie de documentário sobre a vida e extinção dos Tigres, venda de produtos feitos com partes do corpo deste animal, e fazer uma entrevista a várias pessoas da escola sobre este assunto: a Directora e alguns alunos. As perguntas que fiz foram sobre qual é a reacção das pessoas perante este problema, as suas opiniões, conselhos para salvar as espécies,…
    Comecei por pensar no tipo de música que ficaria melhor neste trabalho. Pesquisei músicas no youtube do Discovery Channel, National Geographic,… Mas acabei por optar por músicas instrumentais de Hans Zimmer :

Beauty of our Earth” 

Hans Zimmer - Beauty of our Earth by Catarina Rodrigues

 A way of Life
    A música “Beauty of our Earth” foi utilizada no inicio como musica de fundo enquanto o narrador fala um pouco sobre as espécies de Tigres em geral. A música “A Way of Life” foi utilizada de seguida enquanto o narrador falava sobre a extinção de tigres no mundo e o crescimento do comércio de produtos fabricados com partes do corpo destes.
    Para estas narrações juntei alguns textos de várias pesquisas que tinha feito anteriormente e escrevi-os no Textaloud com a voz “Eusébio”.
    A primeira parte do texto para o decumentário foi esta:
Documentário 1 by Catarina Rodrigues


    Depois escrevi mais textos que juntei no programa Audacity com as duas músicas que escrevi em cima.

    Meti um rugido de pantera quando o narrador fala sobre a raça dos felinos e meti um tiro no fim da primeira música para dar inicio ao documentário sobre a extinção e o comércio de peles.

    A 1ª parte do trabalho ficou assim:

Os Tigres (decumentário) 5 (parte1) by Catarina Rodrigues



    Na 2ª parte utilizei a música “A way of Life” e comecei por meter um rugido de tigre. Depois escrevi vários textos no Textaloud sobre a extinção dos tigres e o comércio de produtos feitos com partes do corpo destes animais. No inicio da narração meti o efeito “Wahwah” no som de fundo. Terminei o documentário a anunciar as entrevistas que iriam ser apresentadas asseguir, feitas à directora da escola e a alguns alunos.
    A 2ª parte do trabalho ficou assim:

Os Tigres (decumentário) 5 (parte2) by Catarina Rodrigues



    Na 3ª parte fiz entrevistas á Directora da escola e a alguns alunos sobre a opinião que cada um tem sobre este assunto, conselhos para salvar as espécies, …
    Tive algumas dificuldades em converter o formato das entrevistas para um formato que fosse aceite pelo Audacity, por isso, gravei as entrevistas no gravador do programa com o meu ipod em alta voz.
    A montagem das entrevistas foi organizada da seguinte forma: Pergunta + resposta de cada um.
    Então, a 3ª parte do trabalho ficou assim:

Os Tigres (decumentário) 5 (parte3) by Catarina Rodrigues


    Finalmente, juntei as três partes e o resultado final do meu trabalho de som foi este:

Os Tigres (decumentário) 5 by Catarina Rodrigues



Conclusão
    Gostei de fazer este trabalho porque, primeiro que tudo, é um tema do meu interesse e que me preocupa. Inicialmente não tinha uma ideia muito definida daquilo que queria fazer, só sabia que queria que fosse algo que, de certo modo, chamasse a atenção das pessoas para a extinção dos animais. Neste caso, o animal abordado foi o Tigre e será sempre até ao fim do ano, mas, tal como os Tigres, existem muitos outros animais que sofrem de extinção por causa do desenvolvimento do comércio, alargamento das cidades fazendo desaparecer os seus habitats, … Este foi um trabalho que me fez perceber melhor a situação destes animais porque tive a oportunidade de ouvir as opiniões e explicações de outras pessoas, algumas delas mais dentro do assunto do que eu. Cheguei á conclusão de que o ser Humano é capaz de ultrapassar limites sem pensar antes se haverão soluções melhores para conseguir o que quer sem causar sofrimento a outros seres vivos. O ser Humano é capaz de tudo para conseguir o que quer, é capaz de matar. Existem imensas opções que podemos tomar, mas, como disse a Directora da escola, “nessas opções, há outro tipo de opções.”.


Bibliografia

Sem comentários:

Enviar um comentário